Você sabia que existe um plano de proteção exclusivo para as pessoas que ficam expostas à radiação ionizante? Aliás, você sabe o que é radiação ionizante e o que ela pode nos causar?
Bom, a radiação é uma onda eletromagnética que contém energia suficiente para desprender os elétrons dos átomos e moléculas e isso causa a alteração da estrutura do mesmo. Tal processo é conhecido como ionização.
Na verdade nós estamos expostos à radiação a todo instante, seja ela proveniente da terra ou do espaço. Nosso corpo está em constante exposição à essas radiações. Essas são chamadas de ionização natural, mas existem as fontes de radiação artificial, por exemplo: as máquinas de raio-x construídas pelo homem.
Atualmente, a Comissão Internacional de Proteção Radiológica recomenda o limite de dose individual para 1mSv por ano.
Ao receber uma dose muito grande de radiação em um curto período de tempo, pode causar alguns estragos em nosso organismo, por exemplo: doses acima de 100 mSv podem causar câncer, doses acima de 5000 mSv pode causar a morte em poucos dias.
A NR-32, que cuida dos profissionais da saúde, é a norma responsável por citar as proteções necessárias para os profissionais que ficam expostos à radiação.
Para mais informações, há um artigo interessante para esse tema: Link
Att,
Pierre Brito
Fontes:
http://www.radiacao-medica.com.br/dados-sobre-radiacao/beneficios-e-riscos-da-radiacao/beneficios-e-riscos-da-radiacao-ionizante/
http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&id=4220
Nenhum comentário:
Postar um comentário