Fala galera, Fernando novamente aqui, e hoje trago pra vocês o tema Ergonomia - Seu Conforto, Seu Direito. Alguém aqui sabe o que é Ergonomia? Ou já ouviu falar? O primeiro parágrafo da Norma Regulamentadora -NR- 17 diz o seguinte: "Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho
às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e
desempenho eficiente."
E ai, deu pra sacar algo? Basicamente, a Ergonomia é um estudo científico realizado para melhorar as condições de trabalho. Ela é o carro chefe das boas práticas para exercer determinadas atividades profissionais, deste o transporte de carga ao atendimento de teleatendimento/telemarketing. Por boas práticas, falo em condições mínimas para realização do trabalho com riscos mínimos à saúde, visando a preservação da segurança, conforto e desempenho na atividade. Para tal, o empregador deve realizar uma avaliação ergonômica do trabalho, abordando tais temas. A NR 17, em seu corpo, aborda cinco grandes "temas", sendo eles: levantamento, transporte e descarga de materiais; mobiliário do trabalho; equipamentos; condições ambientais do posto de trabalho; e à própria organização do trabalho. Com o intuito de definir e conceituar a atividade e requisitos para a realização de tais.
Acredito que algum de vocês já tenham pelo menos ouvido falar sobre objetos ergonômicos. Como, por exemplo, aquela cadeira de rodinhas azul que tem no escritório do local onde você trabalha, ou talvez um travesseiro, nunca se sabe. Mas focando na cadeira, tem um item na Norma que diz exatamente o seguinte:
"Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:
a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;
b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
c) borda frontal arredondada;
d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar."
Então, sua cadeira atende todos esses requisitos? Até mais do que isso? Menos? Saiba que por lei, esses requisitos são o mínimo que lhe devem ser ofertados. E não é só isso, altura de teclado, mouse, monitor, suporte para documentos, e qualquer outro objeto envolvido diretamente com sua atividade profissional. Equipamentos mecânicos ou eletrônicos devem fornecer o maior conforto possível, incluindo a sua posição para operação.
Não é só objetos materiais que devem atender à requisitos. Iluminação é um fator importantíssimo também, nível de ruído, temperatura, umidade do ar, inclusive a velocidade do ar. Particularmente, nunca imaginei que a velocidade do ar fosse um fator influente para manutenção da minha saúde no local de trabalho. Claro que nunca desejei aquela ventania de praia, ou de quando em um veículo com as janelas abertas, mas certamente ignorava a esse aspecto no meu local de trabalho.
Quer saber de algo ainda mais curioso? Um subitem da NR diz o seguinte:
"a) o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de
digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de
remuneração e vantagens de qualquer espécie;"
Isto se aplica à atividades de processamento eletrônico de dados, e é válido quando não se dispões de qualquer convenção ou acordo coletivo. Então você, que trabalha nessa área e recebe remuneração baseado no seu número de toques sem qualquer tipo de acordo, já sabe que é proibido.
A NR 17 ainda possui mais dois anexos, determinando a Ergonomia para Trabalhadores de Checkout e de Telemakerting/Teleatendimento. Mais abaixo vou deixar um link para a Norma Regulamentadora. Não esqueça de Verificá-la em caso de dúvida! Com certeza seu trabalho se encaixa nela.
E ai, alguma vez você já se sentiu desconfortável em seu local de trabalho? Que tal conferir a NR-17 e ver se existe alguma irregularidade ou algo que possa ser melhorado ou adaptado para a sua atividade? É dever do empregador garantir seu conforto, saúde e segurança, mas não significa que você não deva ter um pouco de auto-preservação, não é mesmo?
Gostou? Tem algo pra falar? Comenta a publicação com sua opnião, não apenas sobre o tema, mas sobre a postagem também, se teve algo que não gostou, algo que gostaria de ficar sabendo.
Atenciosamente,
Fernando Brito.
En el ámbito laboral esta disciplina es fundamental para tratar de adecuar las necesidades de los empleados a los requerimientos laborales. Es mejor realizar un trabajo de una forma segura y saludable para el cuerpo que de una forma que pueda llegar a ser, incluso, contraproducente. Saludos desde Cambridge, Inglaterra.
ResponderExcluir